AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO
PARTIDO PROGRESSISTA


Ministério da Agricultura vai participar das ações do governo para ajudar Roraima a superar crise humanitária dos venezuelanos

Publicado em:22/03/2018

Sensibilizado com o relato feito pelo deputado Hiran Gonçalves (Progressis-tas/RR) sobre a crise humanitária dos imigrantes venezuelanos em Roraima e seus efeitos sobre os sistemas de saúde e educacional de Boa Vista e Pacaraima – cidade mais afetada com a migração, e o aumento da criminalidade, da violência e da prostituição, além do tráfico de armas e drogas, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, deliberou que sua pasta disponibilizasse, a partir de agora, os estoques reguladores de arroz e também leite em pó para o Estado.
“Para os amigos de Pacaraima, eu tenho uma grande notícia. Vim aqui ao Ministé¬rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pedir mais uma vez ajuda e o mi¬nis¬tro Blairo Maggi me deu uma sugestão importante para tentar levar estoques regula¬dores de arroz e também leite em pó do Ministério da Agricultura para Roraima, ajudando aqueles imigrantes que fogem daquela crise humanitária profunda por que passa a Venezuela”, anunciou.
Nesse primeiro momento, segundo a assessoria do ministro Blairo Maggi, já está sendo planejado o envio de estoques de arroz dos Estado do Sul do País, bem como leite em pó.
Para agilizar a decisão do governo no sentido de que essa decisão do ministro Maggi se concretize o mais rápido possível, o deputado Hiran Gonçalves já está agendando uma reunião com o presidente Michel Temer. “Nós já vamos sair daqui para uma audiência com o presidente Temer e resolver essa questão no menor tempo possível, pois temos centenas de milhares de pessoas passando fome e todo tipo de necessidades”, argumento.
De acordo com o ministro Blairo Maggi, depois de ouvir um relato muito fiel feito pelo deputado Hiran Gonçalves do que está acontecendo em Roraima, em função dos venezuelanos que têm vindo buscar socorro e pedir ajuda, em decorrência das dificulda¬des que eles têm no seu país, sua decisão não poderia ser outra a não de tentar ajudar prontamente.
“Como Roraima foi declarada área de sensibilidade em função da crise humanitá¬ria que atinge a Venezuela, mas afeta o Estado, nessa conversa surgiu a ideia de que parte dos estoques de alimentos do Ministério da Agricultura possam ser transferidos para Ro¬rai¬ma para poder ajudar essa população de migrantes carentes”, afirmou.
O ministro Maggi agradeceu a visita do deputado Hiran Gonçalves dizendo que trata-se de um parlamentar sempre muito presente no Ministério da Agricultura, sempre defendendo as causas de Roraima. “Agora, vamos correr atrás da questão legal para se resolver como enviar os alimentos para o Estado. Determinação e vontade política nós temos e é assim que a gente vai tentar ajudar a resolver um pouco dos problemas dessa população que tem vindo para o Brasil”.
Blairo Maggi disse lamentar profundamente que esses venezuelanos tenham que fugir do seu país, vindo para o Brasil. “Ninguém quer sair do seu país. Mas, de repente se vê impedido de trabalhar, não tem comida, nem segurança e se arrisca a vir para um outro país como o Brasil e, então, nós temos que dar apoio a eles e a vocês do Estado que estão tendo que ficar frente à frente com esse problema”.
*Assessoria Parlamentar


Enviar por e-mail